terça-feira, 14 de maio de 2013

Itacuruça: Turismo náutico.


Centro de Informações ao Turista em Itacuruçá
Centro de Informações ao Turista em Itacuruçá


Secretaria de Turismo e Eventos inicia levantamento de atrativos
O município de Mangaratiba quer recuperar seu potencial e prestígio turístico, especialmente no distrito de Itacuruçá. Para isso, a secretaria de Turismo e Eventos da Prefeitura de Mangaratiba realiza um levantamento histórico, com mapeamento e verificação do estado de conservação dos produtos existentes nas lhas tropicais. “O objetivo é resgatar o turismo de ponta no distrito, que há 35 anos era referência para o mundo, chegando a ser um dos maiores pólos turísticos da América Latina”, adiantou o subsecretário da pasta, Roberto Monsores.
Uma das partes do projeto para levantar este cenário é o recadastramento dos barqueiros de todo município. Em Itacuruçá e Conceição de Jacareí isso já foi feito, adiantou Monsores, acrescentando ainda que o Centro está em fase de conclusão. “Estamos Identificando as embarcações que realmente operam no turismo”, acrescenta.
O levantamento é realizado através de pesquisa, com foco nas questões social e econômica, em seguida a qualidade dos serviços de atendimento aos turistas e moradores. Ao final do estudo, será apresentada a estatística completa do fluxo no município. Faz parte ainda do processo para melhorar a operação do turismo náutico, a capacitação, segurança e ordenamento junto aos profissionais que irão explorar esses serviços.
“Acreditamos no potencial que o município tem nesse segmento e temos noção plena das dificuldades que os operadores vêm enfrentando. Assim, resolvemos unir forças e começar a organização nosso maior atrativo, o segmento - praia e sol -, além de estarmos mapeando nossas ilhas tropicais na elaboração de novos roteiros. Será o Turismo mostrando sua bandeira de qualidade e operando legalmente no município”, concluiu o subsecretário de Turismo, Roberto Monsores.