quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Municípios da Costa Verde unidos em prol da segurança.


1º encontro para discutir a segurança do municipio...



I Fórum reúne cidades da região em Mangaratiba para debater o tema

A segurança pública na região da Costa Verde esteve em pauta durante o 1º Fórum de Segurança, realizado nesta segunda-feira, dia 3, no salão de convenções do Hotel Portobello. Idealizado pela prefeitura de Mangaratiba, o evento contou com a participação de prefeitos eleitos das seis cidades que compõem a região– Mangaratiba, Itaguaí, Seropédica, Rio Claro, Angra e Paraty, além de vereadores e secretários municipais. Autoridades dos órgãos de segurança pública da região e especialistas no assunto também marcaram presença debatendo temas e ideias para trazer melhorias para o setor.
 O prefeito de Mangaratiba Evandro Capixaba abriu o evento e destacou que com a união dos municípios é possível realizar iniciativas mais efetivas. “Partilhamos a preocupação com a segurança pública em nossa região e esse fórum é o primeiro passo para tudo. Somente unindo forças vamos conseguir ações que vão reduzir a criminalidade e a violência na Costa Verde”, disse.
 Foram seis mesas de debates onde as delegações das prefeituras envolvidas trocaram experiências, informações e ideias, expondo também suas necessidades e carências. Em conjunto estratégias foram traçadas para buscar melhorias para a região junto aos governos estadual e federal.
 Ruy Quintanilha, vice-prefeito eleito de Mangaratiba, diz que Capixaba é uma pessoa que sabe agregar. “Hoje temos parcerias nos municípios, pessoas que entendem que não dá para resolver sozinhos. As cidades da Costa estão crescendo, mas junto com o crescimento estão vindo os problemas, estamos ficando com o ônus do crescimento do Rio de Janeiro. Se essa união der certo, como tenho certeza de que vai dar, somos muito fortes para reivindicar melhorias”.
 O vice-prefeito eleito de Angra dos Reis, Leandro Silva elogiou a iniciativa de Mangaratiba. “Não vivemos isolados. Toda a iniciativa que visa a integração entre os municípios é válida, seja ela em que segmento for. Em se tratando de segurança pública a importância é ainda maior. Essa iniciativa não pode parar aqui. Esse encontro tem que ser frequente. Estamos juntos nessa empreitada”, disse.
 Temas como ocupações irregulares, desordem urbana principalmente nos finais de semana, consumo de drogas, monitoramento com câmeras nos municípios, ações que acontecem nas UPPs no Rio de Janeiro e consequente migração dos criminosos para as cidades do interior e número reduzido do efetivo de policiais estiveram em pauta. Os representantes dos municípios estudam a forma de viabilizar parcerias para a liberação de verbas federais e estaduais que seriam aplicadas em projetos para o setor, como o Plano Intermunicipal de Segurança Pública. Foi elaborado um Relatório de Intenções para ser apresentado ao Governo do Estado e à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), onde constaram as necessidades e exigências para a região.
 Durante os debates, existia uma preocupação ainda maior dos representantes com relação ao período que se aproxima, a época das festividades de fim de ano, férias e Carnaval. “Temos que nos preocupar em montar um plano com estrutura para receber uma população que triplica durante essa época do ano; Queremos o turismo sim, os visitantes são muito bem vindos, mas queremos o turismo bom, não vamos permitir que as pessoas venham para cá para destruir a cidade”, acrescentou Capixaba.
 Problemas são comuns a todos os municípios
Após a série de discussões as delegações chegaram a conclusões que os problemas são muito comuns na maioria dos municípios, como a necessidade de criar conselhos comunitários de segurança e implementar a tecnologia a serviço da segurança.
Todas essas conclusões constarão num relatório, que será uma ata onde os prefeitos eleitos ou reeleitos entregarão ao governador Sérgio Cabral, para que os assuntos imediatos sejam tratados com urgência. Evandro Capixaba reforçou que novas edições do fórum devem ser realizadas com frequencia e que unidos os municípios conseguirão muito mais. “Devemos entregar a ata ainda este mês ao governador e com certeza ele irá analisar com muito carinho e atenderá nossas demandas”, conclui o prefeito.
JAB_8191As delegações envolvidas trocaram experiências, informações e ideias, expondo também suas necessidades e carências. (Foto: Divulgação)




 TRANSITO  E   P R F,  com um só objetivo priorizar  a segurança na região da costa verde.