Patrimônio histórico protegido por lei
Tombamento de prédio histórico de Mangaratiba busca preservar bens de valores culturais e arquitetônicos
O prédio centenário onde funciona o Centro Cultural Professor Cary Cavalcanti, no centro de Mangaratiba, foi oficialmente tombado de acordo com um decreto assinado recentemente pelo Poder Executivo do município. De acordo com o documento oficial, o tombamento se deu em razão da necessidade de salvaguardar bens de valores culturais e arquitetônicos do prédio.
A construção datada em meados do século XIX, hoje, é palco para realização de shows, peças teatrais, exposições, palestras e nos fundos do terreno onde existe um anexo, acontecem cursos de arte, oficinas de artesanato, música, maquiagem, entre outros.
Qualquer intervenção física a ser realizada no imóvel, a partir de agora, deverá previamente ser aprovada pela Fundação Mario Peixoto, órgão cultural da Prefeitura de Mangaratiba. Ainda de acordo com o documento, durante a realização de eventos que utilizem o espaço, todas as publicidades ou estruturas que possam encobrir total ou parcialmente os elementos decorativos e arquitetônicos do prédio ficam proibidos de serem utilizados.
Fonte: Jornal Atual