quinta-feira, 9 de maio de 2013

combate a febre aftosa começou..

Jornal AtualProdutor rural deve ter compromisso com a sanidade do rebanho FOTO - DIVULGAÇÃO
Produtor rural deve ter compromisso com a sanidade do rebanho. FOTO – DIVULGAÇÃO.
Desde o começo do mês de maio está sendo realizada a primeira etapa da vacinação contra Febre Aftosa em Itaguaí. A campanha se estenderá até o dia 31 de maio. Os pequenos produtores, que possuem de 20 a 50 animais, devem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura de Itaguaí para agendar uma data para imunizar seu rebanho bovino ou bubalino. A expectativa da secretaria é vacinar mais de oito mil animais, incluindo os rebanhos dos grandes produtores. Todos os animais dos recém-nascidos até os adultos devem ser vacinados.
A Prefeitura Municipal fornecerá as doses da vacina, disponibilizará técnicos para a aplicação, sem custos aos pecuaristas e veículo para vacinar o rebanho em cada propriedade. É importante que o produtor rural forneça o endereço completo da propriedade, com ponto de referência, para facilitar o acesso da equipe no local.
Os pecuaristas que não vacinarem os animais dentro do prazo estabelecido podem ter a comercialização de seus produtos e subprodutos impedidos pela vigilância sanitária; além da interdição da propriedade e proibição de trânsitos de animais. E as implicações não param por aí. O animal que apresentar a doença será sacrificado e o proprietário deverá pagar uma multa de duas Ufir’s por cada cabeça, ou seja, R$ 2,4066 por animal.
Os produtores podem solicitar o serviço da Secretaria Municipal de Agricultura de Itaguaí, gratuitamente, através do telefone: (21) 3036-3617.