terça-feira, 6 de agosto de 2013

ANGRA DOS REIS PROÍBE CONSTRUÇÃO IRREGULAR EM ......

    Prefeitura coibe novas construções no Bulé

    OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Prefeitura de Angra, por meio das secretarias de Defesa Civil e de Meio Ambiente realizaram na manhã desta sexta-feira, dia 2, uma operação conjunta para checar denúncias de que estariam sendo feitas construções de residências no alto do Morro do Bulé, região central da cidade. Desde a tragédia de 2010, a Prefeitura proibiu construções no local e fiscaliza para que novas casas não sejam feita ali. Em 2010, mais de cem casas foram demolidas no bairro. A fiscalização comprovou que há construções recentes no bairro, todas proibidas por Lei, que terão de ser demolidas.
    A equipe de fiscalização foi formada por dois agentes do Meio Ambiente, mais agentes operacionais e engenheiros da Defesa Civil, acompanhados pelo próprio secretário especial de Defesa Civil, Marco Oliveira. O grupo confirmou a presença de animais e de cerca de cinco casas construídas, além de algumas em construção. A Defesa Civil revalidou os riscos de construções no local e avaliou cada uma das construções. Não havia nenhum morador no momento da operação.
    Agora a secretaria de Meio Ambiente providenciará as notificações e abrirá o processo de demolição, já que os imóveis estão em área de preservação ambiental, acima da cota permitida para construção.
    — O problema de termos encontrados cavalos no local é que o animal faz a mesma trilha sempre. Com isso, pode-se formar uma canaleta e depois uma vala, que vira passagem para água, principalmente em época de chuva. Um perigo para os moradores abaixo do morro — explicou o secretário Marco Oliveira, esclarecendo que a secretaria do Meio Ambiente também vai providenciar a retirada dos animais do local.
    O secretário de Defesa Civil lembrou ainda que as sanções para quem insistir em construir em locais proibidos vão desde a notificação até a demolição. Ressaltou ainda que a determinação do atual Governo é impedir a formação de núcleos populacionais em áreas sujeitas a riscos.
    — As medidas legais cabíveis serão tomadas pela Prefeitura. Estamos fiscalizando e continuaremos a fiscalizar. Conforme determinação da prefeita Conceição, a ordem é tolerância zero para construções irregulares, ainda mais em áreas protegidas, de preservação ambiental ou de risco — finalizou Marco Oliveira.
    Igor Abreu
    Jornalista, Servidor Público, Fotógrafo e Radialista de Angra dos Reis.