terça-feira, 13 de setembro de 2011

Moradores das ilhas da Marambaia, Jaguanum e Sororoca agora contam com energia elétrica


Prefeito Evandro Capixaba, seu vice Jorge Luiz e secretários participam da solenidade de inauguração e enfatizam o empenho da prefeitura para trazer o benefício para mais de 2.500 pessoas
Anunciada há anos e com menos de um ano de obra de cabeamento e colocação de postes, a eletrificação das ilhas da Marambaia, Jaguanum e Sororoca agora é realidade. Na manhã desta quinta-feira, dia 8, foram inauguradas as obras de eletrificação das ilhas, do Programa Luz para Todos, do Governo Federal. As ilhas atendidas estão localizadas no município de Mangaratiba. Ao todo, mais de 2.500 mil pessoas serão atendidas com energia elétrica em suas residências e comércios. O prefeito Evandro Capixaba, o vice Jorge Luiz, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o ministro de Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio, o ministro da Defesa, almirante Julio Soares de Moura Neto, secretários municipais, representantes dos órgãos e empresas envolvidas no projeto e moradores prestigiaram o evento.
A partir de agora o gerador movido a diesel ficará aposentado e dará vez ao interruptor com a energia que vem do continente. Com a luz nas ilhas, inúmeros benefícios chegam a essas comunidades e ao Centro de Adestramento da Ilha da Marambaia (Cadim). Estes benefícios foram citados pelo prefeito Evandro Capixaba em seu discurso na inauguração. “Para mim e para Mangaratiba é um privilégio. Estamos na prefeitura há seis meses e temos essa grandiosa obra. Nossos alunos não vão mais estudar com lamparina. É um momento histórico. Peço ainda aos governantes, à Marinha e aos ministros que olhem com carinho pelos caiçaras para que possam reformar suas casas, pois muitos estão deixando de pescar para entrar na construção civil”.
O vice-prefeito Jorge Luiz se disse sensibilizado com o avanço e emocionado pela participação do governo municipal. “Ver os semblantes de alegria e satisfação desses moradores com a chegada da luz é emocionante. Particularmente é muito gratificante, pois fiz parte do primeiro projeto de eletrificação desta ilha, quando eu era funcionário da antiga Companhia de Energia do Estado do Rio de Janeiro (Cerj), na ocasião do governo do prefeito Charlinho – atual prefeito de Itaguaí. Por isso, não mediremos esforços na luta pela inclusão dos nossos moradores, seja nas ilhas ou na serra”, comemora Jorge Luiz.
Moradores agradecem
O casal Renato e Angélica de Lima, ambos de 33 anos, ficou satisfeito com a inauguração e a iniciativa da prefeitura. “Nós não tínhamos mais esperanças de que algum dia poderia ter luz para a comunidade. Pelo que escutava há mais de 30 anos existia esse assunto, mas não havia saído do papel, e hoje é realidade. Moramos um tempo no continente e tínhamos TV, geladeira e demais eletros, que ficaram guardados este tempo todo, mas não nos desfizemos deles, pois ficamos na expectativa da luz”, disse Renato. Dionato Eugênio, de 69 anos, conhecido como ‘Seu Naná’, que é presidente da Associação dos Remanescentes de Quilombo da Ilha da Marambaia (Arquimar) também discursou emocionado. “Nós, quilombolas e caiçaras - vemos quanto é importante para o nosso desenvolvimento. Após isso, teremos novas conquistas. Estávamos excluídos de novas possibilidades. Armazenar o pescado era problema”.
Mais de 2.500 beneficiados
A eletrificação das três ilhas vai atender aproximadamente 2.500 pessoas entre moradores e militares. Somente na base do Cadim são 300 militares diariamente, mais servidores civis que atuam no local. Na Ilha da Marambaia, são cerca de 100 famílias, Jaguanum outras 350, mais as da Sororoca.
Como a energia chegou às ilhas
Os engenheiros da Ampla – empresa que tem a concessão para atuar na cidade - usaram uma espécie de carretel gigante sobre uma chata (tipo de embarcação) para lançar o cabo ao mar. Ao todo, o projeto de eletrificação das ilhas da Marambaia, Sororoca e Jaguanum está orçado em R$ 10,7 milhões. Além dos cabos submarinos – cada um com 9.200 metros de extensão - serão instalados 20 km de cabos elétricos aéreos, 585 postes, 61 transformadores e 13.800 volts gerados. O Luz Para Todos, do Governo Federal, já beneficiou mais de 14 milhões de pessoas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

cometário