quarta-feira, 13 de junho de 2012

TRANSITO INFORMA !!!


Novas regras de trânsito já estão em vigor desde janeiro


Os motoristas de Mariana devem ficar atentos às novas regras de trânsito que já estão em vigor desde o primeiro dia de janeiro deste ano em todo o território nacional.
A primeira mudança está na hora que o motorista for renovar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O prazo máximo para que o documento esteja em dia é de 30 dias após o vencimento. Passado este prazo a carteira é cancelada automaticamente e o condutor será obrigado a prestar todos os exames novamente, ou seja, psicotécnico, legislação e de direção, semelhante a uma pessoa que nunca irá tirar sua carteira pela primeira vez. A diferença é que o condutor, já habilitado e que deixou vencer o prazo, irá pagar uma no valor de R$ 1.200,00 reais para ter sua carteira novamente.
As novas regras trazem também a forma adequada para o extintor de incêndio que todo carro precisa ter. O equipamento não pode mais estar envolvido por um plástico, assim, como se estivesse acabado de sair da loja. Se durante uma abordagem o agende de trânsito verificar que o extintor está protegido por algum tipo de película, o motorista será multado em R$127,50 reais e terá cinco pontos anotados em seu prontuário no DETRAN.
As mudanças não atingem somente aos condutores habilitados. Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) altera as regras para quem vai tirar a carteira de motorista. Agora o aluno de Auto-Escola terá cumprir uma carga horária de 45h/aula no curso teórico e 20h/aula no prático. A resolução do CONTRAN também prevê o acréscimo de novos conteúdos que terão de ser estudados pelos aspirantes a motoristas.