quinta-feira, 4 de abril de 2013

Deputados discutem o abastecimento de energia fornecido pela Ampla na região


A Comissão de Minas e Energia debateu, nesta quinta-feira (4/04) os problemas na manutenção das redes de energia que atendem aos municípios de Angra dos Reis, Paraty e Mangaratiba no estado do Rio de Janeiro. A rede de energia nessas cidades é administrada pela concessionária Ampla Energia e Serviços S/A, sob a fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os serviços da Ampla tem sido motivo de grande insatisfação nestas cidades.
“A apresentação feita nesta audiência demonstrou que os transformadores da Ampla estão operando no limite de sua capacidade em Angra, Mangaratiba e Paraty. E o que faz a empresa? Nada? Onde estão os investimentos prometidos? A Ampla sempre alega a queda de árvores ou a chuva para justificar a interrupção do fornecimento de energia elétrica, mas aqui ficou demonstrado que o que falta mesmo é investir para dar mais confiabilidade ao sistema. O que ficou claro é que se não houver uma ação efetiva e rápida corremos o risco de que nossas cidades enfrentem, em breve, problemas mais sérios com o corte da eletricidade por períodos longos. A Aneel precisa agir e cobrar da Ampla ação e não apenas palavras”, afirmou o parlamentar.
Diante da afirmação do representante da Aneel de que a agência estava “satisfeita” com os serviços e investimentos programados pela Ampla o deputado Luiz Sérgio reforçou a cobrança, “Se a Aneel diz que está satisfeita com as melhoras apresentadas pela Ampla eu posso dizer aqui que os moradores das 66 cidades atendidas pela empresa e as representações políticas desses municípios não estão nada satisfeitos, pelo contrário. A privatização do fornecimento de energia elétrica teve como alicerce a promessa de que haveria mais investimentos e melhor qualidade, mas o que verificamos é uma piora significativa e constante na qualidade dos serviços prestados. A Aneel não pode ser mera espectadora do problema, ela precisa agir de forma mais dura e não apenas se limitar a multar, porque o que temos observado é que essas multas, no final das contas, acabam representando muito pouco para a empresa e não resultam em melhora efetiva na prestação do serviço”, disse o deputado.
Além dos deputados federais estiveram presentes Marcelo Lievenes, presidente da Ampla; José Moisés Machado da Silva, Superintendente de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade da ANEEL; Henrique Antônio Nora Oliveira Lima, Presidente da Representação Regional da FIRJAN no Sul Fluminense. Também participaram da Audiência Pública, 11 dos 14 vereadores de Angra dos Reis, além de moradores da cidade.
Fonte: Angranews