quarta-feira, 3 de abril de 2013

NÃO É SÓ EM MANGARATIBA ......

AngranewsTer, 02 Abr 2013 - por 

Paraty aumenta fiscalização em ônibus de turismo

As Secretarias de Turismo e de Guarda e Trânsito intensificaram a partir do último sábado (30) as inspeções em ônibus e outros veículos de transporte coletivo de turismo. O crescimento do número de excursões e a falta de opções de estacionamento são os principais motivos da fiscalização.
As equipes da Prefeitura estão realizando operações de controle nos locais de maior concentração e apelo turístico, como a Prainha de Mambucaba, Trindade e Centro Histórico.
Segundo o secretário de turismo Wladimir Santander, a atuação garante o ordenamento do fluxo de excursionistas em locais que carecem de áreas de estacionamento: “É muito importante que se tenha um olhar cuidadoso quanto à circulação de veículos em nossa cidade. Há uma lei municipal (nº 948/93) que proíbe o estacionamento em vias públicas, havendo a necessidade do ônibus ficar no local pré-estabelecido, ao lado da Estação Rodoviária. Essa determinação foi tomada devido às especificidades do município, que possui ruas estreitas e quase em sua totalidade inseridas em áreas de Unidades de Conservação, demandando cuidados especiais”.
De acordo com o artigo 4º, ficou instituída a tarifa de preço público no valor de 1.296,80 reais por período de até 72 horas no estacionamento municipal.
A legislação beneficia o grupo de visitantes que faz reserva em prestadores de serviços do município (hospedagem, alimentação, transporte ou agências) com cadastro na Secretaria de Finanças, contribuindo com a economia local. Neste caso os veículos são contemplados com a seguinte bonificação: ônibus, desconto de 96% ou seja, taxa de 51,87 reais e micro-ônibus, 98%, taxa de 25,93 reais.
O veículo que for surpreendido sem a senha afixada no pára-brisa ou que esteja estacionado em via pública será autuado conforme a lei.
Tauan Rodrigues, diretor de receptivo da Sectur pede aos prestadores de serviços para que informem os clientes sobre o pagamento prévio das taxas, bem como os orientem quanto às áreas de estacionamento.
“Muitos constrangimentos são evitados quando pousadas, restaurante e agências de turismo ao fazer as reservas já advertem os turistas quanto às normas vigentes no município”, afirmou Santos Coquinho, Secretário de Guarda e Trânsito
Ele também ressalta a situação de Trindade, que a partir deste feriado de Semana Santa, terá mais dois grandes estacionamento fechados.
Com essa medida a prefeitura busca ordenar o tráfego de veículos de médio e grande porte oferecendo mais conforto aos usuários, sem que o andamento normal do trânsito em nossa cidade seja prejudicado.