domingo, 13 de outubro de 2013

*** ESSE É UM DOS MOTIVOS QUE FALO SEMPRE: O DIPLOMA NÃO ME ASSUSTA>>>>>

Rio tem 11 cursos de universidades públicas reprovados.

Instituições como UFRJ, UFF, Uerj e Rural tiveram conceitos 1 e 2 no exame. Psicologia e Jornalismo da UFF são reincidentes.

Onze graduações de prestigiadas universidades públicas do Estado do Rio tiveram conceitos 1 e 2, equivalentes à reprovação, na edição de 2012 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Entre estes, cursos de instituições como UFRJ, UFF, Uerj e UFRRJ. Além disso, um total de 129 graduações privadas também tiveram conceitos insatisfatórios na prova, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira pelo Ministério da Educaçaõ (MEC). Ao todo, foram avalidas 412 graduações no Rio de Janeiro.
O caso mais grave entre os cursos públicos é o de Psicologia da UFF, em Niterói. A graduação já havia obtido conceito 1 no Enade de 2009 e, em 2012, ficou com a mesma nota. A Faculdade de Jornalismo da UFF também é reincidente, teve conceito 2, mas apresentou uma melhora em relação a 2009, quando havia obtido nota 1. Como medidas punitivas para reincidentes, o MEC pode determinar a suspensão do vestibular e até o descredenciamento do curso.
As outras graduações reprovadas em 2012, todas com conceito 2 (a escala vai de 1 a 5), foram: Ciências Econômicas de Uerj, UFRJ e UFRRJ (campi de Seropédica e de Três Rios), Psicologia da UFF de Rio das Ostras, Jornalismo da Uerj e Ciências Contábeis da UFF de Miracema e de Niterói, além de Publicidade e Propaganda, também da UFF.
Dentre as particulares, 10 cursos no Estado do Rio obtiveram conceito 1, o menor estipulado pelo MEC, sendo quatro de Direito. O conceito 2 foi atribuído a 128 graduações destas instituições fluminenses, sendo que 17 deles são da Universidade Estácio de Sá, oito na Universidade Salgado de Oliveira e quatro da Universidade Gama Filho.
O diretor do curso de jornalismo da Uerj, Fernando Gonçalves, atribuiu a queda do conceito Enade de 3, em 2009, para 2, em 2012, ao boicote à prova feito pelos estudantes.
- Os alunos de Comunicação boicotam o Enade, e isso deve ter refletido na nota. Ficamos preocupados porque ninguém quer levar 2. Divulgamos amplamente, conversamos e criamos o espaço de discussão. Mas não temos como controlar o que os alunos podem fazer. É ruim para eles mesmos e, claro, repercute para o curso. Se essa nota se mantiver assim, receberemos a avaliação in loco do MEC.
As melhores
Na outra ponta, 14 graduações de instituições fluminenses garantiram o conceito máximo nesta edição, sendo apenas três públicas. Sete cursos são de Administração nas respectivas instituições: UFRJ, UFRRJ, Ibmec, Faculdade Arthur Sá Earp Neto, Cândido Mendes, FGV e Faculdade Redentor. As outras graduações são Ciências Econômicas (FGV), Turismo (UFF), Tecnologia em Marketing (UCP), Tecnologia em Processos Gerenciais (FGV) e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (AVM, Unigranrio e Faculdade Arthur Sá Earp Neto).
fonte:oglobo online