segunda-feira, 21 de outubro de 2013

PEDESTRES DE SEROPÉDICA PEDEM SOCORRO!!NINGUÉM RESPEITA A FAIXA DE PEDESTRES...

Entre o fluxo e o caosJornal Atual
 outubro 18, 2013 1 Comentário »

TRÂNSITO
Professor reflete sobre possíveis ações que otimizem o trânsito de Seropédica e região
Mestre em Engenharia de Transportes há 12 anos, o professor Marco Souza conversou com o ATUAL sobre as soluções para desafogar o trânsito em Seropédica. Para ele, um dos primeiros passos para alcançar essa meta é a reavaliação dos conceitos de transporte público interno e intermunicipal. Ele diz que a cidade não dispõe de um Plano Diretor que realize um planejamento de uso do solo, o que é indispensável. Esse planejamento incluiria a implantação de condições de infraestrutura viária, como sinalização e pavimentação, que poderia gerar interesse das empresas em criar novas linhas (trajetos) de ônibus. Segundo ele, refletindo sobre fluxo e quantitativo de passageiros, é possível saber qual o potencial econômico dessas linhas. “A questão é: de onde e para onde viriam e iriam as linhas? Sem esse estudo, não é possível mensurar”, enfatiza.
COM UM intenso tráfego de veículos, a BR-465 divide a cidade ao meio (FOTO SÉRGIO EMME)
COM UM intenso tráfego de veículos, a BR-465 divide a cidade ao meio (FOTO SÉRGIO EMME)
O professor Marco Souza aponta outra questão importantíssima que explica o mau funcionamento do trânsito na cidade, que é a cultura de ocupação às margens da rodovia. “Essa é uma visão equivocada que gera disfunção tanto da vida na cidade, quanto do fluxo viário”, acrescenta.
Para ter acesso à matéria completa, assine a edição digital ou impressa do Jornal ATUAL . Confira também nas bancas de toda região.