quarta-feira, 23 de maio de 2012

Andreia Bussatto pode ter registro de sua candidatura negado.


A deputada Andreia Bussatto teve o seu mandato cassado pelo TRE do Rio, por abusso de poder financeiro no pleito de 2010, e mantem-se na cadeira de deputada estadual por força de uma liminar, que lhe concede o direito de permanecer no posto até o julgamento pelo TSE.
O que ninguém esperava era que ela saísse candidata à prefeitura de Mangaratiba na próxima eleição. Agora se formou um quadro complicado para leigos e uma grande discussão entre os entendidos no direito eleitoral, uma  vez que o caso dela se enquadra especificamente na lei da Ficha Limpa. Muito se especula se ela pode ou não se candidatar de fato, se terá ou não negado o seu registro no TRE.
Segundo um jurista conceituado de Brasília, consultado por este jornal, o caso dela não é tão difícil de entender, basta saber qual é a abrangência da liminar que impetrou para garantir seu mandato de Parlamentar, se ela diz ou não diz sobre a deputada está totalmente desempedida, com todos os seus direitos eleitorais garantidos. Senão, ela terá problemas na hora do registro, se for negado ela ainda pode tentar uma outra liminar, que pelo consenso dos juristas da área política costuma ser negado, expediente desta natureza. Liminar no caso de registro de candidatura nunca é bem acolhido pelos juizes eleitorias.
O ideal para ela e para os seus aliados seria que o TSE a julgasse antes do tempo hábil para o registro de sua candidatura. O fato é, que este quadro gera incertezas tanto nos partidos que estão em negociação quanto nos eleitores que não têm a garantia de que sua escolhida ganhe e governe.
Há ainda os que apostem que estamos diante de um blêfe, que ela na verdade não virá candidata, que na última semana trocará o canditado. São muitas as especulações, porém ouvimos de uma fonte ligada à deputada, que nos garantiu que irão até o fim, este jogo é complicado, mas para os que realmente entendem do jogo político local, sabem até que ponto este quadro de incertezas continuará.
Fonte: Revista Rota Verde