segunda-feira, 21 de maio de 2012

Detran-RJ vai monitorar por câmeras exames práticos de motorista em 75 dias

Três câmeras de vídeo e áudio devem ser instaladas nos veículos das autoescolas



Em menos de três meses, as provas práticas dos candidatos a motoristas passarão a ser monitoradas por câmeras pelo Detran-RJ (Departamento Nacional de Trânsito). A partir desta sexta-feira (18), as autoescolas do Estado do Rio de Janeiro têm um prazo de 75 dias para instalar, no interior dos veículos onde são realizados os exames de direção, três câmeras de vídeo e áudio.
Segundo o presidente do Departamento, Fernando Avelino, as imagens permitirão também examinar os avaliadores.
— Vamos usar a tecnologia para melhorar a qualidade dos candidatos, observar a atitude de examinadores e examinandos, e impedir irregularidades, quando necessário.

As autoescolas que não se adequarem dentro do prazo exigido, “ficarão impedidas de efetuar novas matrículas” de candidatos a motorista.
O monitoramento das provas práticas de direção será também obrigatório nos exames de motoristas que estejam requerendo mudança de categoria, como, por exemplo, já habilitados para carro, passarem a dirigir caminhão, ônibus ou veículos mais pesados.
O manual com todas as instruções para a instalação das câmeras nos veículos está disponível no site do Detran  e na Rede de Formação de Condutores.
 Fonte: R7