terça-feira, 3 de julho de 2012

CAMPANHAS PONTUAIS/CARNAVAL



CAMPANHAS PONTUAIS

CARNAVAL

A manifestação do Carnaval é uma das grandes paixões dos brasileiros. Nesses dias a criatividade da arte e da inteligência humana sai dos barracões e invade a avenida no saudável contágio de alegria em nosso Estado. Este é o lado bom do carnaval.
Agora, vejamos a outra face dessa festa. A bebida alcoólica se torna farta. Há dentre os foliões aqueles que perdem a consciência do aqui e do agora e bebem tanto que ultrapassam seus limites. Há pessoas que não passam a chave do carro e/ou da moto a outra pessoa e colocam em risco sua vida, a da família e a das demais pessoas.
Para preservar o clima da festa mais popular do país, e conscientizar os foliões de que a vida é mais importante que alguns dias de folia, e a prudência no trânsito, o melhor enredo, o DETRAN-RJ promove desde 2009 uma campanha educativa, na qual os agentes distribuem chapéus de malandro no sambódromo durante os desfiles das escolas de samba do grupo especial, e dão um importante recado: Se beber, não dirija. Coloque essa idéia na cabeça!

ESQUINA EXEMPLAR
Neste projeto, os agentes educadores do DETRAN-RJ abordam os condutores de carros de passeio, táxis, ônibus, ciclistas, motociclistas e pedestres, alertando-os sobre o uso correto dos itens de segurança dos veículos e sobre a atenção que devem ter ao circularem pelas ruas.
Placas com mensagens educativas são mostradas ao público, sempre acompanhadas de um gesto de gentileza dos agentes. Como o objetivo da ação é educar, quem comete irregularidades no local não é multado, mas orientado a obedecer às leis de trânsito. Já quem obedece às leis de trânsito ganha um elogio, pois um bom exemplo é muito melhor do que qualquer multa. Para os comportamentos corretos e mais raros, como, motorista de ônibus utilizando o cinto de segurança; passageiro de táxi com cinto de segurança no banco traseiro; veículos esperando a travessia de pedestre mesmo com o sinal verde, são distribuídas medalhas simbólicas, como reconhecimento da boa conduta no trânsito. Os agentes também distribuem folhetos com orientações de circulação e conduta.

SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO
A redução das lesões e mortes no trânsito é um desafio mundial. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), há cinco fatores - o álcool, a velocidade, a não utilização do capacete (por motociclistas), do cinto de segurança e de equipamentos apropriados para o transporte de crianças - que causam o maior número de mortes e lesões no trânsito.
Seguindo orientação do DENATRAN, as ações propostas pelo DETRAN-RJ promovem, à população em geral, ações de educação e segurança, buscando mobilizar o maior número de pessoas na construção de um trânsito exemplar até 2016.

ATO EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE TRÂNSITO
O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito vem sendo incorporado ao calendário de eventos de vários países. O impacto econômico e social dos chamados acidentes de trânsito é gigantesco, inclusive em países em desenvolvimento, onde os custos dessa guerra urbana são estimados em cerca de 100 bilhões de dólares/ano. O Brasil também registra um dos mais elevados índices de mortalidade causada pelo trânsito. Calcula-se em quase R$ 30 bilhões/ano o custo de mortos e feridos da violência sobre rodas.
No Brasil, as ações pelo Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito começaram em 2007 por iniciativa da própria sociedade civil que, mesmo contando com poucos recursos, conseguiu uma mobilização expressiva em várias cidades brasileiras.
No ano de 2009, a aproximação entre o DETRAN-RJ e as diversas comunidades religiosas nasceu de um imperativo maior, que poderia ser expresso de maneira simplória através da máxima: A UNIÃO FAZ A FORÇA. E tal parceria não é pouco se levarmos em conta o número expressivo de pessoas que aderiram de forma incisiva à legislação para o trânsito pelos esteios da religião. O ato de solidariedade e de apelo pela paz no trânsito reuniu, em sua mais recente edição (2010), representantes de 11 denominações religiosas, presentes no Estado do Rio de Janeiro.
A data – terceiro domingo de novembro -, definida pela ONU, vale como alerta a todos que a violência no trânsito é previsível e, portanto, evitável.
Campanha Ato em Memória das Vítimas de Trânsito

FEIRA DA PROVIDÊNCIA

A cada ano, a Feira da Providência apresenta um tema em torno do qual toda a programação se desenvolve. Nesta linha, o DETRAN-RJ oferece ao público diversas atividades e informação em seu estande, que apresenta cenários nos quais é possível orientar os visitantes sobre as boas atitudes no trânsito de maneira prática e lúdica.