segunda-feira, 30 de julho de 2012

Centro Cultural Professor Cary Cavalcanti, prédio histórico tombado recentemente através de decreto em Mangaratiba


Patrimônio histórico protegido por lei

Tombamento de prédio histórico de Mangaratiba busca preservar bens de valores culturais e arquitetônicos
O prédio centenário onde funciona o Centro Cultural Professor Cary Cavalcanti, no centro de Mangaratiba, foi oficialmente tombado de acordo com um decreto assinado recentemente pelo Poder Executivo do município. De acordo com o documento oficial, o tombamento se deu em razão da necessidade de salvaguardar bens de valores culturais e arquitetônicos do prédio.

A construção datada em meados do século XIX, hoje, é palco para realização de shows, peças teatrais, exposições, palestras e nos fundos do terreno onde existe um anexo, acontecem cursos de arte, oficinas de artesanato, música, maquiagem, entre outros.

Qualquer intervenção física a ser realizada no imóvel, a partir de agora, deverá previamente ser aprovada pela Fundação Mario Peixoto, órgão cultural da Prefeitura de Mangaratiba. Ainda de acordo com o documento, durante a realização de eventos que utilizem o espaço, todas as publicidades ou estruturas que possam encobrir total ou parcialmente os elementos decorativos e arquitetônicos do prédio ficam proibidos de serem utilizados.

Fonte: Jornal Atual