terça-feira, 16 de outubro de 2012

A HUMILHAÇÃO TEVE A RESPOSTA MERECIDA DA POPULAÇÃO!!


“Fui humilhado, mas prevaleceu a vontade do povo e eu venci!”

 outubro 12, 2012 Nenhum Comentário »
Evandro Capixaba, questionou a confiança da maioria dos eleitores da cidade
ENTREVISTA: EVANDRO BERTINO JORGE, O CAPIXABA, PREFEITO REELEITO DE MANGARATIBA.
Evandro Bertino Jorge, o Evandro Capixaba, foi reeleito com 94,07% dos votos válidos. Aos 56 anos, o político e empresário vai exercer novo mandato tendo ao lado o vice Ruy Tavares Quintanilha, o Dr. Ruy. “Estou muito feliz, porque esse é o reconhecimento de meus vizinhos e amigos. Se fizemos coisas importantes em pouco mais de um ano, vamos fazer muito mais em quatro. Podem me cobrar, porque vou fazer”, prometeu Capixaba em entrevista ao ATUAL, antes de participar, na manhã desta quinta-feira (11), de encontro com os colegas Alcir Martinazzo (Seropédica) e Luciano Mota (Itaguaí), na sede do Jornal. A seguir você confere os principais trechos da entrevista:
Evandro Capixaba, questionou a confiança da maioria dos eleitores da cidade.
A CAMPANHA
Alcançamos a vitória com muita luta e determinação. Fui humilhado, xingado, inventaram uma CPI contra mim, mas prevaleceu a vontade do povo e eu venci numa diferença grande de votos.

A VITÓRIA
A praça no centro de Mangaratiba, lotada após a eleição, demonstrou a dimensão do carinho do povo pela minha vitória. Trabalhamos bastante, fazíamos até quatro reuniões por dia. As pessoas escutaram nossas propostas. O adversário, durante toda a campanha, apresentou somente três propostas de governo. Visitei quase todas as comunidades do município, só não fui à Ilha da Marambaia, onde perdi a eleição, pois não tive tempo de ir visitar meus amigos. Mas tenho um carinho e darei toda a atenção aos remanescentes quilombolas que moram naquele lugar tão lindo.

A CONTINUIDADE
Dentro de um ano e seis meses fizemos muito; agora, com quatro anos pela frente, vamos projetar novamente a cidade, arrecadar e fazer obras para, daqui há um ano e meio, colocar um sucessor na linha de frente para nos representar nas próximas eleições.

SECRETARIADO
Como existe o desagaste natural em todo mandato, farei, sim, algumas mudanças. Serão poucas, mas essenciais para melhor atender à população. As mudanças ocorrerão nos secretários, subsecretários e funcionários.

PRIORIDADES
Saúde e educação são primordiais. Meu vice, o Drº Ruy, sempre falou que nosso governo vai ficar marcado na história do município como o governo que mais fez escolas e creches. A saúde vai ficar na mão do meu vice, que é médico efetivo do município e conhece esse assunto por dentro. Aliás, o Ruy só aceitou ser meu vice para tomar conta da saúde de Mangaratiba e realizar mudanças concretas.

PROJETOS
Temos dois projetos aprovados pelo Governo do Estado,  do programa Somando Forças, que vão ampliar o Hospital Vitor de Souza Breves, implantando CTI de adultos e UTI neonatal. A capacidade de leitos do hospital passará de 62 para 120. Na Praia do Saco, com recursos da Vale, vamos construir um Centro de Especialidades Médicas ao lado do Corpo de Bombeiros, com 25 salas, ambulatórios para diversas especialidades, odontologia e diversos exames

O PAPEL DO VICE
Nesse atual mandado eu tive um vice e, como diz o ditado popular, eu estava “colocando a raposa no galinheiro”. Ele estava me vendendo para o meu adversário; eu não sabia que a situação estava nesse ponto, mas graças a Deus ele saiu numa boa hora e o Ruy chegou para alavancar a campanha. Ruy é um bom rapaz, um profissional excelente e de grande moral na cidade. Ele é médico há quinze anos e tem compromisso firmado com o governo. A população de Mangaratiba pode esperar boas ações do Ruy.

PACERIAS COM EMPRESAS
As parcerias continuam na cidade, inclusive com a empresa Vale. Estamos conversando muito com essa empresa, que está prestes a aumentar seu porto em nosso município. Essa é a hora de firmarmos mais e mais parcerias.

PREFEITOS DA REGIÃO
Nosso relacionamento será o melhor possível. Martinazzo já é meu amigo há bastante tempo, o Luciano Motta conheço desde 2010, quando era candidato a deputado estadual. A Conceição Rabha, de Angra dos Reis, é amiga, e seu vice-prefeito, Leandro Silva, é do meu grupo político. O Raul, de Rio Claro, é meu irmão e é do meu partido. Resumindo, vamos nos unir para nossa região avançar e vamos cobrar dos governos estadual e federal para trazer muitos benefícios para a região.
VEREADORES
Eu tenho certeza de que na Câmara Municipal de Mangaratiba ficará tudo certo. Fui vereador por três mandatos e sei como funciona o Legislativo. Essa semana estive com alguns vereadores que fecharam apoio ao governo, mesmo alguns não sendo do nosso grupo político. Conversei com os vereadores Alan Bombeiro, José Maria, André Banana e Cecília Cabral, que se dispuseram a colaborar com o governo. O que importa é o bem estar da população. O Executivo e o Legislativo irão andar lado a lado para isso acontecer.

TURISMO
O turismo será a mola mestre de Mangaratiba. Iremos receber em 2014 uma seleção para Copa do Mundo, que vai ficar no Hotel Porto Bello. Serão times da Alemanha, Inglaterra ou Espanha e isso para nosso município será muito importante. Dentro de um mês irei assinar o começo das obras do cais de embarque para Ilha Grande, no Centro de Mangaratiba, que hoje está abandonado. Em breve ele será chamado de Estação Hidroviária, numa parceria com a Secretaria de Turismo do Estado. Esse projeto irá transformar o Centro de Mangaratiba. Outro projeto importantíssimo será o Trem dos Mares, que dentro de pouco tempo estará funcionando.

SAÚDE
A atenção será redobrada na área de saúde em Mangaratiba. Vamos reformar o Posto de Saúde de Itacuruçá e construir um PSF na Ilha da Gamboa, em parceria com a MMX. Vamos reformar, com recursos próprios, o Posto de Saúde de Muriqui. Já construímos na comunidade do Batatal um posto que funciona 24h. Fizemos também um PSF em Conceição de Jacareí. Vamos construir vários PSFs em bairros como Vila Benedita, em Itacuruçá; Cachoeira I e II, em Muriqui; e em Nova Mangaratiba.

CEDAE
Abastecimento é assunto complicado. Hoje estamos sem água; há meses que não chove. Estou abastecendo os morros do Cristo e do Moraes com caminhões pipas diariamente. Somos o único município do estado que ainda não assinou o convênio com a Cedae, pois a empresa tem que assumir um compromisso e colocar no papel o que realmente vai acontecer para acabar com esse problema. Hoje a Cedae arrecada de R$ 300 a R$ 400 mil no município e não investe R$ 1. Recentemente fomos acusados daquele surto de hepatite e a Cedae colocou toda a culpa nas fontes naturais, o que é uma grande mentira. Só assino o convênio com a Cedae com três requisitos: se eles fizerem uma obra emergencial para levar a água da Serra do Piloto até Praia Brava; colocando água na Ilha da Gamboa; e fazendo saneamento básico em todo município. Se a empresa não fizer isso irei terceirizar a água, como fez Angra dos Reis e Niterói. Já temos três empresas se manifestando para formalizar essa parceria com Mangaratiba.
A POPULAÇÃO
Tenho um relacionamento excelente com a população, com as crianças, então, nem se fala! Sou político de rua e sigo o caminho de meu pai, que foi prefeito duas vezes e vereador por três, e sempre na rua. Todo prefeito eleito compra uma casa bem longe e se esconde, mas eu não fiz isso. Continuo morando no mesmo lugar, frequentando os mesmo lugares e conversando com meus amigos. Mesmo eu sendo político, aqui tem um ombro amigo. Procuro ser amigo para depois ser político.

GOVERNOS
No Governo Federal temos vários parlamentares que me acompanham, como é o caso do Marcelo Mattos, que sempre abre as portas pra gente. Recentemente ele conseguiu com o Ministério do Trabalho o Pró-Jovem para Mangaratiba. O Índio da Costa, presidente estadual do meu partido, também é um aliado que nesse pouco tempo de meu governo em Mangaratiba me ajudou em grandes realizações.

CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL
Acho essa proposta do meu amigo Martinazzo muito importante. Mangaratiba hoje atende na área da saúde 30% de Itaguaí e Seropédica, nos postos de Itacuruçá e Muriqui, que são 24h, e no Hospital Vitor de Souza Breves, no Centro. Os postos de saúde de Itaguaí só funcionam até 17h, e quando uma pessoa passa mal, recorre ao local mais perto, que é Itacuruçá. Temos um número de cartões do SUS em Mangaratiba que ultrapassa em muito o número de habitantes, pois nos municípios vizinhos a população não encontra atendimento em Itaguaí, onde o hospital se transformou em maternidade e a UPA está falida; ou  e no Pedro II, em Santa Cruz. Esse consórcio será muito importante para a saúde da população.
Jornal Atual