segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012 começa nesta segunda-feira (15)

O tema será Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza, em sintonia com a Rio +20

Popularizar a ciência, mostrar sua importância ao desenvolvimento do País e incentivar a população a valorizar a criatividade, a atitude científica e a inovação são os principais objetivos da 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que começa nesta segunda-feira 15 e vai até o dia 21 de outubro em todo o País.
Divulgação/MCTIa 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) acontece de 15 a 21 de outubro em todo o País com o tema Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da PobrezaAmpliar
  • a 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) acontece de 15 a 21 de outubro em todo o País com o tema Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza
A abertura oficial será no dia 16 de outubro, às 15h, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade de Brasília (ExpoBrasília). A expectativa dos organizadores é de receber 200 mil pessoas nos seis dias de evento na capital federal.
Serão desenvolvidas atividades em todas as regiões do País, com a mobilização de diversos parceiros, como universidades, instituições de pesquisa, escolas, empresas públicas e privadas, governo e entidades da sociedade civil.
O tema escolhido para esta edição foi Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza, em sintonia com as discussões da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), promovida pela ONU em junho deste ano, no Rio de Janeiro.
Durante o ano e, principalmente, no período da SNCT, são desenvolvidas atividades de difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados ao tema, com debates sobre as estratégias e as mudanças necessárias para a consolidação de uma economia que, em conexão com um modelo de desenvolvimento sustentável, contribua para a erradicação de pobreza e a diminuição das desigualdades sociais no país.
Confira a programação pelo link "Atividades Cadastradas" no site da SNCT.
Segundo o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, o objetivo é discutir em escolas, universidades, comunidades e locais públicos os diversos aspectos envolvidos no estabelecimento de uma economia verde, bem como os desafios da sustentabilidade nas suas dimensões ambiental, econômica e social.
"As pesquisas científicas e tecnológicas, os intercâmbios científicos e o uso generalizado e aberto dos dados e resultados científicos são fatores essenciais para enfrentar estes desafios, tendo em vista os limites naturais do planeta e a necessidade de estruturas socioeconômicas renovadas. Por outro lado, uma educação de qualidade é um elemento indispensável para possibilitar uma formação cidadã adequada para o desenvolvimento sustentável", afirma Raupp.

Distrito Federal
Mais de mil atividades estão programadas para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Distrito Federal (SNCT/DF). Destaque para o centro de triagem para reciclagem de lixo, hortas comunitárias e agroecológicas, oficinas sobre alimentação saudável, projetos e debates.
“A proposta é que o visitante, quando entrar no local, possa ver ideias e projetos para utilizar em seu cotidiano ou revertê-los em geração de renda”, explica a encarregada da infraestrutura e logística da SNCT/DF, Fernanda Pedrosa, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A área de 33 mil metros quadrados será dividida em oito espaços temáticos: energia, tecnologia, água, biodiversidade, educação, reciclagem, segurança alimentar e institucional. No total, mais de 100 expositores confirmaram participação. O evento contará com apoio de 200 monitores na recepção e orientação aos visitantes.
A SNCT do Distrito Federal inclui a apresentação de 35 projetos de escolas públicas; exposição sobre os biomas do Brasil; mostra de instituições de pesquisa do sistema MCTI; e atividades culturais, seminários e debates, que serão realizados em cinco auditórios e no anfiteatro do ExpoBrasília. A entrada do evento é gratuita, com funcionamento entre 8h30 e 20h, durante a semana, e encerramento às 18h no final de semana.
Semana Ciência Tecnologia
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada, desde 2004, no mês de outubro, em todo o Brasil. Sua finalidade principal é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, sobre temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T). A coordenação nacional é de responsabilidade do MCTI.
Desde a primeira edição, a semana nacional obtém participação crescente e entusiasmada de estudantes, professores, instituições e municípios. Em 2011, foram realizadas cerca de 16 mil atividades, em 654 municípios brasileiros, sob o tema Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Riscos.
Histórico
Na primeira SNCT, ocorrida entre 18 e 24 de outubro de 2004, foram realizadas 1.840 atividades, em 252 municípios, envolvendo 250 instituições e entidades de ciência e tecnologia (C&T).
Em 2005, foram 6.701 atividades, em 332 cidades, entre os dias 3 e 9 de outubro. O tema da SNCT foi Brasil, Olhe Para a Água!. Atividades interativas em locais públicos, exposições, debates e outros eventos destacaram a importância da preservação dos mananciais hídricos e a interface da ciência com o desenvolvimento sustentável do país.
A terceira edição ocorreu de 16 a 23 de outubro de 2006. Foram registradas 8.654 atividades espalhadas em 370 municípios brasileiros. O tema da semana foi Criatividade e Inovação, para comemorar o centenário do voo do 14 Bis, cuja réplica decolou na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, durante o evento. Milhares de atividades educacionais e de divulgação homenagearam também, ao longo do ano, o inventor Alberto Santos-Dumont.
Terra foi o tema escolhido para a edição de 2007, em função da determinação da Organização das Nações Unidas (ONU) daquele ano como o Ano Internacional da Terra. O balanço do evento, ocorrido entre 1º e 7 de outubro, registrou cerca de 9.700 atividades, em 390 municípios, com 680 instituições e entidades envolvidas.
Na edição de 2008, realizada entre 20 e 26 de outubro, foram registradas 10.859 atividades em 445 municípios. O tema da semana nacional foi Evolução e Diversidade, em função dos 150 anos da teoria da evolução pela seleção natural.
Em 2009, foram cadastradas 14.978 atividades desenvolvidas em 492 cidades. O tema foi Ciência no Brasil, com o propósito de se conhecer e valorizar a C&T produzida no País. O Ano Internacional da Astronomia (AIA) foi comemorado nesta edição com milhares de atividades, realizadas na SNCT e ao longo do ano, envolvendo 2,5 milhões de pessoas.
Em 2010, a SNCT ocorreu entre 18 e 24 de outubro. O tema principal foi: Ciência para o Desenvolvimento Sustentável. O evento se integrou ao Ano Internacional da Biodiversidade. Foram realizadas 13.345 atividades em 397 municípios brasileiros.