quinta-feira, 11 de outubro de 2012

PODEMOS DIZER COM TODO RESPEITO, ELE É O CARA!!!


Joaquim Barbosa é eleito presidente do STF

 outubro 11, 2012 Nenhum Comentário »
SUPREMA CORTE.
Ele será o primeiro negro a ocupar o comando do tribunal
Ele será o primeiro negro a ocupar o comando do tribunal.
O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) elegeu na tarde desta quarta-feira (10) o ministro Joaquim Barbosa, relator do processo do mensalão, como novo presidente para um mandato de dois anos. Ele será o primeiro negro a ocupar o comando do tribunal e assumirá a vaga que será deixada por Ayres Britto, que se aposenta em novembro.
O vice-presidente da corte será o ministro Ricardo Lewandowski, revisor do processo do mensalão.
O resultado já era esperado, uma vez que a sucessão do comando segue a ordem da antiguidade; os ministros escolhem o mais antigo integrante do tribunal e o segundo mais antigo passa a ser o vice. O critério faz com que o atual vice sempre seja o próximo presidente. Aquele que termina o mandato vai para o fim da fila, para possibilitar a alternância.
A eleição ocorre antes do término do mandato de Britto, que se encerraria só em 2014, em razão da aposentadoria do atual presidente do tribunal. Ainda não há data exata para a posse de Joaquim Barbosa.
O resultado foi proferido pela ministra Rosa Weber, com menos tempo de corte. Segundo ela, Joaquim Barbosa recebeu nove votos contra um de Ricardo Lewandowski para o cargo de presidente.
Jornal Atual